terça-feira, 15 de abril de 2008

No documentário, o catador é o agente de comunicação

CLAUDINEIS DE OLIVEIRA
No começo ninguém acreditava na capacidade. Achamos até que ia sumir com o material filmado. A idéia era muito estranha. A proposta dele tinha um sistema novo, um jeito diferente de trabalho.... que deixa a coisa rolar. Não tinha cena montada, ele foi se envolvendo com todos os cooperados, conhecendo cada operação da Coocassis. Chegava no pessoal com um caderninho na mão, uma fala enrolada, na simplicidade: ei hirmão. E de poquito em poquito foi conquistando confiança e intimidade com a turma.
O contato com uma língua diferente, coisa que não temos muito no oeste paulista, vai provocando na gente outras formas de comunicação, agente vai construindo uma comunicação no dia a dia mesmo, com palavras e com o corpo.
É aquela coisa. Um cara que vem de longe para conhecer movimentos sociais, é porque esta envolvido com as organizações populares.
A presença de Alex quebrou também alguns estigmas. Neste caso, o de pensar que a Argentina é como país de primeiro mundo. Quando discubrimos que lá também tem catador e em um estágio menos avançado de organização, ficamos surpresos e também entusiasmados com a possibilidade de enviar imagens da Coocassis para que os catadores tenham novos horizontes quanto ao futuro da categoria. E como diz o argentino, não “essisten fronteiras hirmão.... estamos todos no mesmo time latino-américa”.
O documentário Os Catadores Caipiras ficou pronto em fevereiro de 2008, quase um ano depois. Mas atingiu o objetivo. Revela a realidade do catador. No documentário, o catador é o agente de comunicação. É o catador quem fala de sua rotina e suas lutas.
Agora, Alex está realizando uma oficina de comunicação popular com agentes da diretoria da Coocassis. Planejando a difusão de Os Catadores Caipiras, produzindo conteúdos para o encarte, produzindo conteúdos para utilizar a vídeo-ferramenta como instrumento de formação para os novos cooperados.
Esta oficina esta indo bem. Estamos alavancando conteúdos. Mapeando frase por frase, os conceitos que queremos trabalhar, e encaixando as frases individuais, como quebra-cabeças, produzimos um texto coletivo. Desse jeito ele não tira a fala do catador, não modifica a palavra usada pelo catador.

Claudineis de Oliveira é Diretor Presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Assis (Coocassis).


Um comentário:

Unknown disse...

bom dia !!!
estou aki para agradecer a troca de funcionários da cooperativa.
na semana passada reclamei sobre a pessoa que passava em minha casa.
hj agradeço de coração por ter trocado de funcionária, que faz a coleta em meu bairro.
ela é educada, gentil e prestadora.
nem sei o nome dela.
mas, não a tirem mais daqui,por favor.
muito obrigada.
regina maria de mello santos
r.orozimbo leão de carvalho, 46