terça-feira, 15 de abril de 2008

Argentino lança filme sobre Coocassis

EDINEI JOÃO GARCIA
A presença de Alex Portugheis em Assis não é passageira, é estrangeira.... Com o intuito de aproximar fronteiras, Alex chegou em Assis pela primeira vez em janeiro de 2007, a convite da organização não-governamental Circuito de Interação de Redes Sociais (Circus). A sua vinda tinha uma finalidade bem específica: registrar a organização dos catadores de materiais recicláveis que integram a COOCASSIS.
Este estudante de antropologia da Universidade de Buenos Aires, tem um trabalho peculiar em educação popular. Ao produzir o vídeo documentário da Coocassis como uma vídeo-ferramenta, a relação, os vínculos que criaram Alex e o grupo da Coocassis romperam as fronteiras culturais, da realidade social, da língua, produzindo uma série de conteúdos novos, que só o olhar estrangeiro poderia encontrar.
Assim Alex volta para Coocassis neste ano de 2008, e agora como oficineiro de comunicação popular, partindo da exibição do documentário para potencializar a comunicação dos catadores com a sociedade civil, Estado e empresas. Com isso, o documentário assume a função de instrumentos de educação popular, pois é utilizado para produzir conteúdos dos catadores, consolidando uma unidade discursiva do grupo da Coocassis.
Temos como objetivo ainda para este ano de 2008, efetivar um circuito de difusão do documentário “Os Catadores Caipiras” na cidade de Buenos Aires e suas províncias. Aí sim o documentário realizará a comunicação entre catadores de Brasil e Argentina. Ao passo que no Brasil, na região de Assis, o desafio é vender Cópias de DVDs com as 2 versões (português e castelhano). A comercialização dos DVDs é fundamental para trabalharmos com sustentabilidade, pois as despesas para produzir “Os Catadores Caipiras” foram assumidas por Alex (2007) e agora em 2008 as despesas estão por conta do Fundo Comum Circus/Coocassis/Incop-Unesp). Este fundo, que é solidário, fomenta algumas ações que tenham o propósito de produzir material didático, conteúdos para formação, algumas capacitações; mas não é financiamento a fundo perdido, portanto, os gastos realizados agora serão repostos com a vendas do DVDs.

Edinei João Garcia é membro da Organização não-governamental Circuito de Interação de Redes Sociais (Circus)

Um comentário:

Telmo Teramoto disse...

como me informo sobre como comprar um dvd?