quarta-feira, 23 de abril de 2008

Fomento e Autogestão


ADALBERTO SABINO
Hoje em dia é muito comum o uso da palavra FOMENTO, muitos setores como o da economia utilizam esta palavra, assim como o terceiro setor. Entendo que FOMENTAR, é agregar, juntar, tornar mais forte, promover, estimular. A cada dia se torna inviável trabalharmos o fomento se não trabalhamos junto a nossa clientela a autogestão, que acabou se tornando sinônimo de trabalho coletivo, assim como na Economia Solidária, estes termos são muito utilizados.
No Estado e na região temos muitos exemplos de entidade não governamentais e governamentais que apóiam e trabalham com os artesãos, dando a eles estimulo a autogestão. Uma delas é a Sutaco Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, sua Superintendência está alocada na Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego. Esta estimula o artesão através da aquisição de carteirinha, dando uma identidade para o trabalhador ou artista desta área. A Sutaco promove convenio com os municípios e estes através de agentes treinados executam esta tarefa. No município de Assis, está a cargo da FAC. Os artesãos de outras localidades poderão procurar também a prefeitura de seu município que eles dirão onde poderão adquirir a carteira do artesão, sendo que cada município tem um convênio com a superintendência para este fim.
A Economia Solidária é hoje o movimento que agrega o maior numero de entidades autogestionária. Muitos podem se perguntar, o que vem a ser “Economia Solidária?”
Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.
Em Assis, temos várias entidades do terceiro setor que trabalham de forma autogestionária, assim como a Cooperativa de Catores de Material Reciclado, a ASA Associação dos Artesãos de Assis “Nilza Alves de Andrade”, dentre outras.
A autogestão é hoje uma resposta ao desemprego de está presente não só no Brasil, mas em muitos países. Gerar renda através do trabalho coletivo, é sua principal função.

Adalberto Sabino é Presidente do Ideste e Vice Presidente da ASA

Nenhum comentário: